Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Começam as obras do alargamento da faixa de areia

Comeam as obras do alargamento da faixa de areia

O canteiro de obras para o alargamento da faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú começou a ser montado na manhã desta terça-feira (9), no Pontal Norte, bem ao lado do molhe.
As empresas responsáveis [em consórcio] são a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan de Nul. A obra deve durar de quatro a seis meses e custará R$ 66,8 milhões, sem incluir a reurbanização da Avenida Atlântica.


 Os tubos serão soldados de dois em dois e depois estendidos ao longo da praia pelas máquinas da empresa que executa esta parte do serviço.
Na fase seguinte, esses conjuntos de tubos serão soldados uns aos outros formando uma única tubulação de 1,5 Km que será empurrada para o mar, na altura da Ilha das Cabras. Uma das pontas da tubulação será puxada por um rebocador até depois da Ilha, formando assim o duto principal subaquático que vai trazer a areia nova da draga até a praia. Toda esta operação deve durar cerca de três meses.

Uma vez vencida esta etapa, e feitos todos os preparativos, a draga Gerardus Mecatur, a maior draga em operação na América Latina no momento, chegará à jazida de areia que fica há 15 km da costa e começará o processo de preenchimento da praia. Esta draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará 10 mil metros cúbicos. A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. O tempo entre uma descarga e outra da draga é calculado pelos engenheiros da obra em seis horas.
Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando ficará branca.


“A obra está tendo um bom andamento. É uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade. Temos que nos preparar para quando vier a retomada da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. É uma obra grandiosa, mas que terá um andamento rápido, cerca de seis a sete meses. Vamos precisar da compreensão e do apoio da população porque algum transtorno sempre causa. Mas o resultado, será compensador, principalmente depois da reurbanização, passo seguinte a esta obra”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.


Mas sabemos que esse alargamento é muito benéfico para nós do mercado imobiliario também, as obras deverão provocar uma valorização imobiliária de pelo menos 20% - especialmente nos edifícios que estão na Avenida Atlântica e na quadra do mar. A projeção leva em conta cálculos da consultoria norte-americana Appraisal Institute para empreitadas similares. O instituto calculou que nas praias de Garden City e Surfside Beach, ambas na Carolina do Sul, cada 10% de espaço que foi acrescentado à faixa de areia com obras de alargamento resultou em até 2,6% de valorização no preço dos imóveis. Em Balneário Camboriú, o projeto aumenta em quase duas vezes a faixa de areia atual. 
Se confirmada a tendência, a cidade pode subir posições entre as que têm o metro quadrado mais caro do país. Hoje Balneário Camboriú ocupa o quarto lugar de acordo com o levantamento da Fipezap, que avalia o mercado imobiliário brasileiro. Está atrás do Rio de Janeiro, que lidera a lista, São Paulo e Brasília.


Fonte: NSC/Pagina 3/BC Noticias/Prefeitura de BC
Fotos: Ivan Rupp

 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade