Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

CUB: o que é, para que serve e como se calcula

CUB: o que , para que serve e como se calcula

O Custo Unitário Básico (CUB) é um termo bastante usado no mercado de imóveis. Mas, você sabe do que se trata? Leia o artigo até o fim e descubra o que é um CUB, para que serve, como calcular e o que ele tem a ver com a sua vida.

A variação dos preços dos materiais e serviços (mão de obra) na construção de um imóvel é chamada de Custo Unitário Básico (CUB)

Desde a década de 1960, ele é o cálculo básico do custo por metro quadrado de uma obra. Logo, o CUB é usado para reajustar as prestações do contrato de compra dos imóveis em construção.

Em vista disso, o CUB, instituído pela Lei nº 4.591/64, tem impacto direto na compra do seu imóvel.

Objetivos do CUB

A finalidade do CUB é mostrar uma referência que define o custo do metro quadrado de uma obra.

Portanto, o preço do empreendimento é diretamente afetado se houver um aumento excessivo no preço dos materiais ou serviços da construção.

Quando e por quem o CUB é divulgado?

O CUB é divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de cada estado.

Após ele realizar a pesquisa de variação de preços na região em que está presente, a atualização do indicador é divulgada até o dia cinco de cada mês.

Como é feita a coleta de dados para calcular o CUB/m²?

Um estudo junto a aproximadamente 40 empresas da construção civil obtém os salários e preços de equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, de despesas administrativas e de materiais e serviços.

O preço básico é definido por metro quadrado (CUB/m²).

De acordo com o Sinduscon do Paraná, a pesquisa se dá sob a ótica do comprador. 

“Como o indicador a ser calculado refere-se a custo e não a preço, é mais correta a pesquisa junto ao comprador, que no caso são as construtoras e não junto aos distribuidores ou vendedores.”

Vale lembrar que se usa a tabela de Student porque o tratamento estatístico é para pequenas amostras.

Ainda segundo o sindicato, os tipos de CUB residencial previstos na norma atingem 11 especificações. “O lote básico de cada projeto é composto de 29 insumos (25 para materiais, dois para mão de obra, despesa administrativa (engenheiro) e equipamentos (betoneira).” 

Os projetos-padrão são referências na apuração dos valores. São eles:

Galpão industrial (GI), residência unifamiliar (R1), projeto comercial de salas e lojas (CSL8 e CSL16), prédio popular (PP4), projeto comercial de andares livres (CAL8), residência popular (RP1Q),  residência multifamiliar (R8 e R16) e projeto de interesse social (PIS).   

Na prática, a fórmula é: 

CUB = (materiais + mão de obra + equipamentos)  /  área construída

Outros indicadores

Além do CUB, o setor também usa o Índice Nacional da Construção Civil – Mensal (INCC-M). 

Com o objetivo de calcular as despesas das construções em todo o país, este índice é estabelecido, uma vez por mês, pela Fundação Getúlio Vargas.

O CUB e o INCC-M são usados para corrigir as parcelas de imóveis que ainda estão em construção ou na planta, desse modo, após o término da obra a correção passa a ser feita pelo INPC, IGP-M e outros indexadores.

Ainda tem dúvidas sobre o que é CUB e como ele impacta em sua vida? Entre em contato com a gente para saber mais! 
E se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de mais curiosidades sobre imóveis e construção civil.  
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade