Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

O que devemos saber antes de comprar uma casa na praia?

O que devemos saber antes de comprar uma casa na praia?

Comprar uma casa na praia é o sonho da maioria das pessoas. Seja dentro de um condomínio fechado ou um apartamento de alto padrão, esse desejo conquista o coração das pessoas cada vez mais.

Morar na praia tem suas inúmeras vantagens. O contato com a natureza, sol e calor durante o verão e é claro, o mar. Ter o oceano à disposição no quintal da sua é uma maravilha, não é mesmo?

Mas antes de realizar esse sonho, existem diversas questões que devem ser planejadas e analisadas.
 
Até o momento de comprar de fato o imóvel, você deve pensar se ele se encaixa nos seus desejos e padrões, se a localização é excelente e muitos outros pontos para avaliar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a saber antes de comprar uma casa na praia.

6 dicas para saber antes de comprar uma casa na praia

1 - Faça uma lista das suas necessidades - A primeira dica para quem quer comprar uma casa na praia é se planejar. Nesse sentido, não adianta nada ficar divagando a procura de imóveis sem saber o que realmente você deseja.

A dica aqui é fazer uma lista das principais necessidades e da casa ideal que você quer ter. Tenha uma ideia concreta do perfil de todos que vão morar na casa e se é possível chegar a um consenso do local ideal.

A localização é um dos principais exemplos disso. Questione se você prefere ficar mais perto do mar ou mais afastado de todo o movimento do litoral

Além disso, se você ficar no centro das cidades, vai ter mais opções de infraestrutura de serviços e até mesmo de entretenimento. Ou seja, são muitas opções para serem avaliadas com calma.

2 - Escolha o tipo de imóvel - Outro ponto principal para decidir antes de comprar uma casa na praia é o tipo de imóvel que você deseja morar. Condomínios fechados e edifícios de alto padrão podem oferecer opções de lazer que atraem os interessados em comodidade e praticidade.

Estes apartamentos oferecem muito além do básico, como churrasqueira e playground. Também disponibilizam piscinas, espaço fitness, quadras poliesportivas, salão de jogos e áreas gourmet e muitos outros.

No entanto, para quem quer uma casa para si, deve escolher bem o local e verificar toda a estrutura do imóvel. Elas oferecem maior privacidade e também um espaço privativo completo, com os pátios externos. 

No entanto, você pode perder certas comodidades, além da segurança que um apartamento oferece.

3 - Avalie a localização do imóvel ideal - Como destacamos anteriormente, ao escolher uma casa na praia, você deve ficar atento a sua localização. O seu dia a dia vai influenciar bastante nesse sentido.

Para além das questões já citadas, vale muito considerar opções que facilitem a sua rotina diária. Lugares próximos ao seu trabalho ou universidade, por exemplo, são mais práticos e confortáveis para viver.

4 - Visite com antecedência - Faça muitas visitas à casa na praia que você deseja adquirir. 

Quanto mais você avaliar de maneira criteriosa, vai ter uma noção de como está a estrutura do empreendimento e se ele vai precisar de melhorias logo no início da mudança.Muitas vezes isso pode acabar até mesmo inviabilizando a mudança.

Na realidade, não tenha pressa durante a visita ao imóvel, essa é uma decisão muito importante para ser realizada de qualquer jeito. Por isso, vale a pena ser bem criterioso nesse sentido.

5 - Informe-se a respeito da segurança - A segurança é um fator importantíssimo na escolha de um lugar para morar. Afinal, todos nós queremos viver com tranquilidade e poder fazer o que quiser a qualquer horário, não é mesmo?

Em geral, os índices de criminalidade em cidades do litoral catarinense são mais baixos do que no restante do país. No entanto, é sempre interessante avaliar com moradores da região como é o dia a dia da localidade. No caso de ser um condomínio fechado ou edifício, veja os aparatos de segurança que o empreendimento oferece.

Escolha imóveis que tenham à disposição portões eletrônicos, portaria 24 horas e câmeras de vigilância, pois estes ajudam você a ficar mais tranquilo e garantem a segurança da sua família.

6 - Analise a posição do sol - A posição solar é muito importante na hora de escolher a sua casa na praia. Ela é relevante, pois uma propriedade que recebe luz solar ajuda a manter o ambiente arejado e diminui a incidência de fungos ou bolores.

Imóveis com pouca incidência de luz são mais frios e úmidos, além de facilitar na ocorrência de doenças respiratórias nos moradores e ainda podendo ser bastante desconfortáveis durante o inverno. 

Viver em uma construção ensolarada também é vantajoso para o seu bolso. A grande quantidade de luz ajuda a economizar energia elétrica, por exemplo.

A escolha ideal é comprar um imóvel que tenha a face leste, pois isso garante a presença do sol matinal. Mesmo assim, se for um amante do pôr-do-sol, faça uma visita ao imóvel no fim do dia.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade