Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Qual é a diferença entre boxe branco e home staging?

Qual  a diferena entre boxe branco e home staging?

Se você nunca ouviu falar dos termos “boxe branco” e “home staging”, leia o artigo até o fim para descobrir do que se trata e por que os corretores tanto gostam dessas tendências no mercado de imóveis.

Você já visitou um imóvel para comprar ou alugar sem móveis e decoração? A estratégia de manter o espaço vazio chama-se boxe branco.

Conforme a natureza do imóvel, a técnica pode ser a ideal para atrair compradores. 

Um bom exemplo são as propriedades mais antigas, que precisam de reforma ou sofreram algum tipo de dano. Segundo especialistas, não compensa decorar ou mobiliar esse tipo de imóvel.

Por outro lado, imóveis de alto padrão em excelentes condições também podem usufruir do boxe branco, pois mostram com mais facilidade o luxo dos detalhes e acabamentos. 

E os compradores podem se imaginar preenchendo os quatro cantos do imóvel.

Alguns compradores também costumam comprar o imóvel de cima ou do lado para ampliar o imóvel base e, quando se depararam com o box branco, fica mais fácil fazer esse tipo de negócio porque eles querem ver todo o espaço disponível.

Além do boxe branco, existe o home staging 

As propriedades encenadas, ou seja, decoradas estrategicamente para os vendedores despertarem o interesse dos compradores são chamadas de home staging.

Esse termo americano, que surgiu por volta de 1970, significa “encenação da casa”. 

As propriedades encenadas ajudam os compradores a visualizarem uma vida naquele imóvel. Mas, elas não podem ser preenchidas com objetos exagerados, que ocupem o espaço do suposto comprador.

A decoração tem que ser a mais neutra possível, sem itens coloridos e brilhantes, para os supostos compradores se imaginarem preenchendo esses espaços com seus próprios pertences.

Outras dicas são corrigir as pequenas falhas e tirar tudo que desvia a atenção da sua casa, como por exemplo, o excesso de plantas.

Embora a encenação traga resultados positivos, abrir espaço é uma boa pedida para mostrar o tamanho real da casa, portanto, retire dos ambientes tapetes, estantes e quaisquer móveis extras.

Focar nas áreas que o vendedor acha mais atraente também ajuda na venda. Se a sala é o grande chamariz do imóvel, invista nela ao criar a encenação.

Por último, foque na iluminação e guarde objetos de valor e fotografias para manter a segurança e a privacidade da família. Além disso, tirar fotos ajuda os compradores a se imaginarem naquele lar.

Vale lembrar que existe a alternativa de decorar o imóvel virtualmente com softwares específicos.

Home staging no Brasil

Já existem no Brasil, profissionais especializados em home staging. Normalmente, os donos dos imóveis ou as imobiliárias fecham esse tipo de parceria para deixar o imóvel ainda mais atrativo. 

Ambos são eficientes 

Decorar um ambiente para que o comprador se imagine lá é tão eficiente quanto deixá-lo vazio. 

No entanto, se a decoração for excessiva e o comprador não se imaginar colocando suas coisas em determinados espaços, é melhor adotar o boxe branco.

O objetivo da decoração não é distrair o suposto comprador, mas deixá-lo confortável, se imaginando naquele espaço com sua família e seus amigos.

Observe o tamanho dos espaços 

Citamos acima que é preciso retirar alguns objetos se quiser dar a entender que o espaço é grande. 

Porém, em alguns ambientes, é ao contrário. Existem salas, por exemplo, que aparentam ser maiores quando decoradas, ou seja, vazias parecem menores. 

Nesse caso, é importante esquecer o boxe branco e investir em uma decoração que realce o tamanho do ambiente.

Meio a meio

Outra saída para aumentar as chances de venda é dividir o imóvel em dois: metade boxe branco e metade encenação.

Se o imóvel tem quatro quartos, por exemplo, dois permanecem decorados e mobiliados e dois permanecem vazios.

O que achou deste artigo? Se você gostou, compartilhe com seus amigos! E fique de olho em nosso blog para acompanhar as novidades e tendências do mercado de imóveis.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade