Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Como usar plantas na decoração de um imóvel?

Como usar plantas na decorao de um imvel?

Sabe aquele “quê especial” que deixa qualquer ambiente mais bonito? Você pode consegui-lo através das plantas, que além de harmonizar uma casa ou um escritório, traz a natureza para bem pertinho. Outra vantagem é a variedade das espécies que se dão bem em ambientes internos, desde que haja luz natural, temperatura e umidade adequadas.

As plantas combinam entre si e se encaixam em diferentes ambientes, inclusive em lavabos e banheiros. A dica é misturar plantas de acordo com sua textura, altura, volume e cor. Use e abuse de vasos, pedras, fontes e utensílios para deixar o ambiente ainda mais completo. 

Vale lembrar que espaço não é problema, pois dá para decorar pequenos ambientes com plantas e flores, basta usar a imaginação! 

Na hora de escolher o tipo de planta, você pode observar as tendências, como por exemplo, a “selva urbana” cujas plantas têm grandes folhagens, ou as clássicas, como suculentas e samambaias. Mas, se preferir, pode misturar tudo e criar um ambiente moderno e diferenciado.

Salas
Um dos ambientes mais usados para criar um jardim é a sala de estar, jantar ou TV. Pode-se usar plantas nas paredes, como trepadeiras, vasos pendurados no teto ou ao redor do sofá. 

Aqui, a tendência “selva urbana” cai como uma luva, pois grandes folhagens vão deixar o ambiente muito mais charmoso e aconchegante. Aposte na Pleomele, um tipo de planta que pode atingir até dois metros de altura.

Espaços pequenos
Em pequenos espaços, a saída é colocar as plantas perto das janelas. Nesse caso, coloca-se pequenos vasos em cima de prateleiras e suportes de chão. Os vasos médios e grandes podem ser colocados no chão ou no parapeito da janela. 

Outra saída é usar as plantas como divisória de ambientes ou fixá-las em paredes. O chamado jardim vertical também pode ser feito em estantes com prateleiras.

Banheiros
Já faz tempo que banheiros e lavabos deixaram de ser ambientes apenas funcionais. Hoje, eles ganharam decoração e plantas! Um vaso de suculenta ou rosas deixa o local muito mais atraente e bonito.

Cozinha
As plantas podem ser espalhadas em todos os cantos, mas se houver um balcão que separa cozinha e sala, esse é o lugar ideal para se colocar vasos de todas as espécies, inclusive, orquídeas. A cozinha também é o ambiente ideal para se criar uma pequena horta. Além de enfeitar, os temperos deixam um cheirinho todo especial no ambiente. 

Escritório
Integrar as plantas em um ambiente de trabalho traz sofisticação e calmaria. Aposte nos vasos de chão e nos vasos em cima das prateleiras da estante.

Quartos
As plantas em quartos causam um efeito relaxante e ajudam quem tem insônia a dormir, por exemplo. Nesse ambiente, o ideal é pendurar a planta para deixar o ambiente com um ar mais sofisticado, ou adotar um vaso com folhagem vertical para colocar no canto da parede.   

E mais:
Antúrio é ideal para decorar mesas e centros; palmeira areca é uma ótima opção para sala; samambaia combina com varandas ou terraços; a orquídea é ideal para banheiros, lavabos ou mesas da cozinha; e o azul das violetas acalma e se torna ideal para o quarto.

Mas, qual planta escolher?
Cada um de nós tem seu gosto para plantas, afinal, são inúmeras espécies lindas que deixam qualquer ambiente mais sofisticado e aconchegante. No entanto, estão em alta as plantas exóticas, que apresentam cores e texturas diferenciadas e se assemelham a obras de arte. As principais são: 

- Anthurium clarinervium: ela tem folhas grossas e aveludadas, formato de coração e veias bem marcadas. O cultivo deve ser em solo leve e bem drenado.

- Syngonium neon robusta: de tom rosa, ela deve ficar em um local com luz natural e o substrato deve ser levemente úmido. 

- Rhaphidophora tetrasperma: de crescimento rápido, é uma trepadeira de folhas bem menores.

- Philodendron birkin: ela tem folhas verde-escuras com riscos brancos. Deve receber muita luz, mas não o sol direto, e ficar longe do frio.

- Ficus elastica burgundy: de beleza rara, ela gosta muito da iluminação natural.

Saindo um pouco das plantas exóticas, outra opção são os cactos. Além de possuírem uma beleza única, os cactos são fáceis de cuidar, pois não exigem muita água e sobrevivem bem em ambientes secos e fechados. O cacto dá um ar de sofisticação e modernidade, especialmente, em banheiros, lavabos, escritórios e empresas.

Benefícios das plantas em qualquer ambiente
Além de trazer a natureza para perto e deixar o ambiente bem mais atraente, as plantas oferecem inúmeros benefícios para os moradores de um lar ou colaboradores de uma empresa. 

Entre eles, a purificação e a umidificação do ar. Portanto, ambientes com plantas têm o ar mais puro e refrescante, inclusive, nos dias quentes. As plantas também são terapêuticas e causam uma sensação de relaxamento. As flores têm o mesmo efeito, graças às suas cores e perfumes.

E os benefícios não param. As plantas ajudam na concentração e na criatividade, por isso, são excelentes opções em escritórios. Elas também diminuem as alergias porque as clorofitas absorvem a poeira. E, para completar, estimulam o apetite, por isso, aposte no vermelho da Aglaonema na cozinha. 

A área externa também merece atenção
Muita gente passa mais tempo na varanda do que dentro de casa. E a área externa também é a primeira impressão que fica, pois é por ela que as pessoas passam antes de entrar em casa. 

Por essas e outras, vale a pena investir na decoração desse ambiente, inclusive, com plantas. Mas, quais escolher? A primeira opção pode ser a espada de São Jorge, pois resiste bem ao frio e ao calor e precisa de rega a cada 20 dias. Mas, se você tem animais de estimação, escolha outra espécie, pois a espada de São Jorge é altamente tóxica.

Outra dica é a Yuca por ser fácil de cuidar. Ela sobrevive bem em solos mais secos e ambientes bem iluminados. O antúrio é uma boa opção para áreas externas porque pode ficar em contato direto com o sol. As suculentas também são fáceis de cuidar e sua rega pode ser feita a cada sete ou dez dias. Por fim, invista na rosa do deserto, que se adapta facilmente em locais ensolarados.  

Posso comprar as plantas em qualquer lugar?
A recomendação é comprar as plantas em locais confiáveis, que dão garantia, pois é muito importante saber a saúde da planta e sua procedência. Comprando em um lugar de qualidade, as plantas serão saudáveis e durarão por muito mais tempo.  

Gostou das dicas? Com elas, você já pode começar a investir nas plantas para a decoração de qualquer ambiente. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas!  

Com informações de Shoppinggarden, A Revista da Mulher, Donna Casa e Cia, M Martan, Liv Decora e La Casa Design.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade