Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

7 dicas para decorar seu apartamento

7 dicas para decorar seu apartamento

Decorar seu apartamento pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é bem mais simples do que você imagina. Independentemente da quantidade de metros quadrados, apartamentos costumam ser práticos e acolhedores.

Mas é fundamental que o seu lar tenha um toque pessoal e se encaixe com a sua personalidade e estilo de vida, certo? Com criatividade e bom gosto, é possível decorar seu apartamento de um jeito charmoso e sem grandes complicações.

Por isso, separamos dicas fundamentais que podem ser utilizadas ou então inspirar você a ter novas ideias. Confira!

7 dicas para decorar seu apartamento

1 - Escolha das cores - Antes de começar a fazer a decoração propriamente dita, pense bem nas cores que você quer utilizar. Se for o caso de um imóvel pronto para morar, você pode fazer a troca se não achar elas adequadas.

Na realidade, as cores devem se adequar à sua personalidade e são elas que vão dar o clima do apartamento. Por exemplo: um ambiente que você que seja mais neutro, precisa de cores mais claras. Assim, utilize tons pastéis e com contraste com cores mais sóbrias.

No entanto, se você quer fazer com que o clima do seu lar seja mais vibrante e colorido, pode pintar algumas paredes com cores mais fortes. Também é possível fazer uma mescla de tons claros nas paredes e deixar as cores vibrantes para os objetos.

Uma dica importante de decoração e pintura é que cores claras dão a impressão de que o ambiente é maior, ou seja, uma ótima opção para cômodos pequenos.

2 -  Decoração das paredes - Outra dica para decorar seu apartamento é inovar em relação às paredes. Você pode escolher diversas maneiras de quebrar a monotonia e deixar tudo mais agradável e diferenciado.

É possível, por exemplo, utilizar adesivos decorativos, quadros, papel de parede ou até mesmo técnicas diferenciadas de pintura e texturização. Uma moda que surgiu e tomou conta do mercado são as paredes com efeito lousa, assim como, as paredes em degradê.

No entanto, se o seu estilo é mais clássico e elegante, escolha por pintar a superfície com cores sólidas e sóbrias, como o marrom, marfim ou cinza. Em relação aos papéis de parede, as estampas precisam ser bem escolhidas, para não ficarem fora do tom. As listras são clássicas e, a depender do sentido, aumentam o pé direito (verticais) ou tornam o espaço mais largo (horizontais).
Agora, se você desejar um visual diferente, mais romântico e bucólico, aposte em florais e adamascados. Também é possível usar poás. Já para quem quer um apartamento charmoso e moderno, grafismos e desenhos abstratos são permitidos.

3 - Espelhos - Os espelhos são aliados na hora de decorar seu apartamento. Em ambientes menores, eles ampliam visualmente o espaço, além de embelezar o local, criando uma composição sofisticada.

Também ficam bem interessantes e agradável aos olhos quando são grudados na parede ou na mobília. Isso dá um toque de elegância para o apartamento. Vale investir em mesas de canto, painéis, portas de armários, vasos, mesas de centro e cabeceiras espelhadas para obter esse ar de charme e sofisticação na justa medida.

4 - Enxoval e acessórios - Use elementos decorativos para encher o espaço de beleza e personalidade. Temos diversos exemplos que podem ajudar na hora de decorar seu apartamento. Tapetes, capas de almofadas e cortinas compõem bem o ambiente da sala de estar. Já a cozinha pode estar repleta de potes bonitos e utensílios bem cuidados.

Os quartos precisam ter móveis confortáveis e roupas de cama que valorizem a decoração do espaço. E o banheiro possui uma regra de ouro: escolher lindas toalhas, kits de bancada e tapetes.

5- Itens com sua personalidade e estilo de vida - Nada melhor do que ter o nosso lar do jeito que a gente gosta e com a nossa cara, não é mesmo? Por isso, abuse de itens de decoração que possuem sua personalidade e estilo de vida.

Pessoas que viajam muito podem aproveitar para decorar com souvenires e artesanatos de diferentes lugares, por exemplo. Os fãs de esporte podem incluir elementos esportivos na decoração. Para quem gosta de arte, pode fazer uso de quadros e esculturas. Os amantes da música têm à disposição instrumentos e vinis na decoração.

São exemplos básicos, mas que ajudam a deixar o apartamento com o seu estilo. E nada impede que você faça uma mistura com os diferentes gostos, dando um charme ainda maior.

6 -  Pense na iluminação dos ambientes - A iluminação é fundamental na hora de decorar seu apartamento. Para deixar o ambiente mais bonito, charmoso e aconchegante, a dica é planejar bem os espaços e avaliar como é a incidência da luz nos ambientes.

Um exemplo são as cozinhas americanas, que ficam muito bonitas com lâmpadas pendentes sobre as bancadas. Lâmpadas dicroicas trazem charme e beleza para os rebaixamentos de gesso, enquanto lustres e luminárias ficam belíssimos na sala de jantar.

Para locais de estudo ou home office e áreas de convivência, aposte em lâmpadas brancas, já que elas mantêm o estado de alerta. As lâmpadas amareladas criam um efeito de acolhimento e relaxamento, por isso, são ideias para locais de descanso, como por exemplo, os quartos e varanda.

7 - Plantas - Para ter maior contato com a natureza, você pode usar plantas ao decorar seu apartamento. Elas trazem vida e alegria aos ambientes onde são colocadas. Além disso, existe uma variedade enorme e que se adequam a viver dentro de casa.

Você pode também aproveitar para realizar uma horta vertical, por exemplo, tanto na varanda quanto pendurada no teto ou nas paredes com ganchos especiais. Desse modo agrega beleza e ainda tem temperos frescos à sua disposição para cozinhar.

Ainda é importante destacar que as plantas precisam ficar em um ambiente que tenha sol. Existem espécies ideais para viver em apartamentos e também para pessoas que não têm tempo para cuidados constantes. É o caso de cactos, samambaias e suculentas, por exemplo.
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade