Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Quais os requisitos necessários para comprar um imóvel?

Quais os requisitos necessrios para comprar um imvel?

Comprar um imóvel é um grande passo e pode parecer algo bastante complexo de ser feito. Burocracia, documentação e negociação acabam assustando muitas pessoas, mas tudo isso é mais tranquilo do que pode parecer.
Para isso, existem alguns passos que precisam ser percorridos até o momento da aquisição. Ou seja, se organizar e fazer um bom planejamento vai te ajudar a tomar a melhor decisão e fazer com que a transação ocorra da melhor maneira possível.
Equilibrar expectativas com necessidades também é importante, pois assim você vai tomar a decisão que se enquadra melhor com você. 
Ainda vale ressaltar a importância de trabalhar com imobiliárias de confiança, pois seus especialistas conhecem o mercado imobiliário e vão ajudar em todos os processos, desde a burocracia até a escolha do imóvel.
Antes de chegar aos momentos finais e comprar um imóvel, separamos os principais requisitos necessários para adquirir um empreendimento. Confira!

Quais os requisitos necessários para comprar um imóvel?

Realize um planejamento detalhado:
O primeiro requisito para comprar um imóvel é fazer um planejamento detalhado antes. Nesse sentido, como fazer esse tipo de negociação demanda alto investimento, é preciso estar bem-organizado para tomar a melhor decisão possível.
Por isso, você deve analisar todas as questões possíveis que envolvem a aquisição de um empreendimento.
Desde a documentação de todos os envolvidos, até os valores investidos e se eles se enquadram no mercado imobiliário. Também é importante avaliar as formas de negociação e escolher a melhor maneira para que você não acabe minando suas economias.
O ideal é trabalhar com imobiliárias especializadas, pois elas possuem profissionais que vão te ajudar da melhor maneira possível a tomar a decisão correta e adequada para as suas necessidades.

Avalie as suas reais necessidades:
Também é importante fazer a avaliação de quais são as suas necessidades e fazer com que elas se encaixem em suas expectativas e da sua família. Essa análise prévia garante maior tranquilidade econômica e também maior satisfação com a transação final.
Nesse sentido, você deve avaliar se vai permanecer no mesmo emprego por muito tempo, se pretende ter mais filhos, a possibilidade de outros parentes residirem no local, entre outros. Tudo isso facilita na hora de decidir, por exemplo, se você vai querer um apartamento de alto padrão ou uma casa com pátio e piscina, por exemplo.

Cheque também a documentação do vendedor:
Uma parte importante ao comprar um imóvel é avaliar também a documentação do vendedor da propriedade. Isso pode gerar empecilhos e dores de cabeça durante o processo, caso você não verifique a documentação padrão.
Além disso, os documentos da propriedade precisam ser conferidos, para que tudo esteja dentro dos conformes e seja possível continuar com a negociação. Aqui também se evidencia a importância de trabalhar com imobiliárias de confiança, que vão colaborar em toda a burocracia e verificação de documentos.

Documentos:
Agora vamos destacar quais são os documentos necessários para comprar um imóvel. Esta parte também é fundamental como requisitos para fazer a negociação e todos devem estar em mãos e corretos durante o processo. Tudo isso garante não só a segurança de ambas as partes, mas como também a eficácia na aquisição.

Comprovante de identidade:
Primeiramente, ao comprar um imóvel, você deve ter sua identidade em mãos, comprovando que você é mesmo a pessoa que está adquirindo a propriedade.

Declaração do Imposto de Renda:
Em geral, a declaração do Imposto de Renda (IR) costuma ser solicitada para que se tenha conhecimento sobre a renda do comprador. Principalmente quando o modelo de negociação ocorre por financiamento imobiliário, pois as prestações não podem ultrapassar os 30% da renda do indivíduo.

Comprovante do estado civil:
O comprovante é utilizado apenas com o intuito de atestar se um determinado comprador é solteiro ou se está casado com alguém.

Extrato do FGTS:
Este documento não é necessariamente obrigatório, mas muitas pessoas optam por utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra ou financiamento do imóvel. 
Por isso, a apresentação do extrato é essencial caso você deseje fazer a utilização desse recurso para a aquisição ou o financiamento imobiliário.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade