Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Incidência solar no imóvel e a valorização

Incidncia solar no imvel e a valorizao

Escolher um imóvel, tanto para morar, quanto para trabalhar com o mercado imobiliário, exige uma série de informações precisas. A incidência solar é um fator preponderante na valorização do empreendimento e também na qualidade de vida dos moradores.
A falta de sol pode causar diversos transtornos, como armários mofados e luzes ligadas quase o dia todo são alguns dos prejuízos, por exemplo. Já o contrário, um local onde bate o sol o dia todo pode trazer até mesmo lucro para os moradores.
Conforme o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), a boa incidência solar pode implicar uma valorização do imóvel de até 10% em relação aos prédios com pouca iluminação.
Por isso, é muito importante avaliar a condição de incidência solar na hora de escolher o imóvel.
Em um primeiro momento, é importante avaliar se a face do imóvel está voltada para o Norte, pois assim saberemos que a incidência solar será maior. A iluminação pode garantir bastante economia com a conta de luz, já que você terá raios de sol presentes na casa durante o dia todo. Ao contrário, empreendimentos que têm a face voltada para o sul, podem ser mais frios e menos claros.
Mesmo assim, é importante considerar outros fatores que podem impactar na incidência solar. Desse modo, mesmo investindo em empreendimentos com a face voltada para o Norte, o imóvel pode sofrer com outros prédios obstruindo a entrada da luz solar, por exemplo.
Caso você encontre um empreendimento onde a iluminação vem de todos os ângulos, procure escolher aquele em que os cômodos de maior permanência da casa estejam a favor do sol, como a sala, por exemplo.
Já para os quartos, onde existe, em geral, um menor tempo de permanência, considere contar com as temperaturas mais amenas. 
Mesmo assim, caso você deseje ter um local com maior incidência solar nestes ambientes, pode usar uma cortina ou persiana blecaute para aliviar a temperatura e a claridade em alguns momentos. 
Já a lavanderia e os banheiros, por serem ambientes mais úmidos, devem receber luz solar o dia todo.
Além disso, é interessante para melhorar a valorização do imóvel, alinhar a incidência solar com outros recursos naturais, como é o caso dos ventos predominantes em cada região. Assim você pode diminuir até mesmo a umidade em locais com pouca entrada de luz solar.

Como avaliar a incidência solar no seu apartamento

Avaliação planta do imóvel: A incidência solar pode ser avaliada desde antes da construção do empreendimento. A partir da planta do imóvel é possível avaliar no projeto com representações gráficas para demonstrar a configuração dos ambientes, o tipo de material empregado em cada processo, os detalhes da estrutura e do sistema elétrico, por exemplo.
Além disso, a partir da posição dos cômodos e suas respectivas aberturas, você pode solicitar a quem estiver elaborando o projeto identificar onde ficam os pontos mais iluminados da unidade.
Também existe a possibilidade de verificar a incidência solar a partir da planta de localização, com base na indicação do Norte. Além disso, esse documento aponta a presença de muros, cercas, postes, vegetação, que são informações complementares, mas que podem interferir na incidência solar no imóvel.
Em inúmeros casos também existe a possibilidade da verificação com softwares específicos, que têm incidência solar em unidades que ainda não foram construídas.

Posições das janelas: Não é possível falar de incidência solar sem considerar a posição das janelas. Na realidade, todo tipo de abertura deve ser considerado na avaliação do imóvel. No entanto, é claro que as janelas são mais comuns e também causam mais impacto na entrada do sol.
Em um primeiro momento, deve-se considerar a posição delas e verificar como elas se dispõem a oferecer uma abertura para a entrada de luz natural
Como o sol nasce no Leste e se põe no Oeste, é esperado que a iluminação vinda de janelas presentes em lados opostos seja diferente. 
Desse modo, as aberturas voltadas para o leste terão maior quantidade de luz na parte da manhã, enquanto as do Oeste recebem mais radiação no período da tarde.

Observação das sombras: Outra dica importante para avaliar a incidência solar em um imóvel é conferir as características das áreas vizinhas. Ou seja, é possível verificar a incidência de muitas sombras devido ao perfil do bairro, caso ele tenha edificações muito próximas do empreendimento que você deseja.
Uma dica interessante é fazer visitas na região do imóvel em diferentes horários. 
Assim é possível descobrir se existe em algum momento obstrução da luz por conta de um elemento externo. Se ocorrer uma formação de sombras excessiva, vale considerar a procura de outro empreendimento, que ofereça melhores condições de entrada do sol.

Dicas para apartamentos prontos: Com relação aos apartamentos prontos para morar, para observar a incidência solar é possível observar na parte externa tudo que bloqueará a entrada do sol. 
Uma coluna larga, um beiral muito extenso e até um móvel mal posicionado podem reduzir a quantidade de luz que adentra os recintos.
Nesse sentido, sempre que for possível, frequente os ambientes em horários diferentes para verificar se as condições atendem suas expectativas. Ou seja, se você faz questão de ter sol nos quartos todas as manhãs, por exemplo, precisa se certificar de que isso ocorrerá.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade