Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Como fazer para que o salitre não destrua sua casa de praia

Como fazer para que o salitre no destrua sua casa de praia

Morar pertinho da praia é uma das melhores coisas que você pode querer para a sua vida. No entanto, existem algumas questões que precisam ser levadas em conta para evitar dores de cabeça. O salitre é a formação corrosiva de cloreto e sulfato que vem junto com a brisa fresca e gostosa do mar.

Ao entrar em contato com alguns materiais, como o ferro, por exemplo, eles dão início a um processo de corrosão, causando o desgaste gradual de objetos e materiais. Por isso, apesar de ser maravilhoso morar na beira do mar, é preciso ter alguns cuidados para melhorar o seu bem-estar e evitar estresse.

Dependendo da região litorânea, o grau de corrosão pode ser considerado de “leve” a “muito severo”. Não tem como excluir esse processo da nossa vida, mas é possível prevenir e evitar ao máximo, com alguns cuidados básicos e que não vão tomar muito tempo da sua vida.

A prevenção pode ser feita até mesmo na hora de construir o imóvel, com uma quantidade maior de concreto na fundação da casa, protegendo as ferragens do processo de oxidação.
 
Para usar dentro de casa, o aço inoxidável é uma ótima saída, devido a sua composição de níquel, cromo e molibdênio, ele é muito mais resistente ao salitre.

Em geral, os materiais de aço inox são mais caros do que os de ferro, porém com o tempo esse investimento acaba se compensando ao evitar prejuízos. Nesse sentido, também é interessante utilizar telhas brancas, que são mais indicadas para locais muito salinizados.

Além disso, existem alguns cuidados básicos para quem mora perto do mar. O primeiro ponto é que a qualquer sinal de corrosão, você deve fazer o reparo imediatamente, a fim de minimizar os prejuízos. 

Também é importante lavar as fachadas com frequência e retocar a pintura das paredes anualmente e até mesmo utilizar revestimento nas paredes. 

Vale destacar que existe a possibilidade de contratar profissionais capacitados, engenheiros e arquitetos, é fundamental para quem quer evitar os prejuízos decorrentes da ação do salitre.

Na sua casa, existem diversos materiais que compõem tanto a estrutura, como partes da decoração e muitos outros ambientes. Alguns deles sofrem mais com o processo de salinização e também ficam mais expostos dependendo da posição.

Pensando nisso, separamos algumas dicas conforme cada material específico, para evitar que o salitre destrua a sua casa. Confira!

Dicas para que o salitre não destrua sua casa de praia

Alumínio - O salitre causa uma oxidação branca nos materiais de alumínio. Isso pode ser resolvido facilmente, sendo necessário lixar a peça e aplicar pintura epóxi, esmaltes sintéticos, pintura eletrostática ou anodização.

Decoração - Para evitar que o salitre não interfira nos seus objetos decorativos, a receita ideal é que você não escolha aqueles feitos de ferro e sim de outros materiais. Desse modo, é mais fácil garantir a longevidade da decoração.

Eletrodomésticos - O salitre pode causar pontos de oxidação em diversos eletrodomésticos, como geladeira ou fogão, por exemplo. 

Caso isto ocorra, é necessário fazer o reparo com urgência, lixando o local com uma lixa específica para esse tipo de material e depois pintando. Também existem profissionais especialistas em recuperar essas peças.

Ferragens: É bastante comum que o salitre atinja dobradiças, encaixes de maçanetas e parafusos. Por isso, eles devem ser sempre limpos e lubrificados, para garantir maior durabilidade. Além disso, o ideal é optar por produtos de aço inoxidável ou aço patinável (também conhecido como aço corten).

Madeira - Para evitar o salitre, existem alguns locais onde é possível trocar o ferro pela madeira, dando preferência a tipos resistentes, como ipê, maçaranduba, pinho-de-riga ou teca. 

Nesse sentido, a manutenção é mais simples, sendo necessário apenas lixar a madeira e aplicar verniz ou stain. Evite o uso de compensados e para os móveis de madeira, aplique óleo de peroba ou lustra-móveis.

Piso - O ideal é fazer a escolha de porcelanatos tipo gloss, acabamento fosco e com cores que simulam manchas. Se o piso sujar de areia, a estampa dele vai ocultar os grãos. Se o piso for de madeira, é bom aplicar verniz naval.

Portões e grades - A dica ideal é pintar os portões e grades com produtos antioxidantes, para evitar as ações de oxidação para quem quer morar perto do mar.

PVC -  Um material que é  super-resistente ao salitre. Sua limpeza também é muito simples, pois basta apenas água e sabão.

Revestimentos - Aqui o ideal é optar por pedras, pastilhas ou cerâmica, fugindo das argamassas, que tendem a render-se ao salitre.

Tecidos - É necessário ter cuidado com os locais que têm muita exposição ao salitre. Nesse caso, pode-se optar por tecidos em poliéster, que são mais resistentes à umidade e não mofam. As cortinas estilo blecaute também bloqueiam a passagem da maresia.

Telhado - Para contornar o salitre, a dica é utilizar impermeabilizante nas telhas cerâmicas. No entanto, se você preferir telhas de concreto, escolha as de acabamento gloss. Para as coberturas planas, uma ótima opção é utilizar telhas de fibrocimento sem amianto, lajes impermeabilizadas ou telhados verdes.

Tintas - Por último, para evitar que o salitre atinja os ambientes externos da sua casa na região litorânea, você deve pintar com tintas emborrachadas e elásticas de base elastomérica. Para o interior, opte por tintas acrílicas semibrilho ou tecnocimento.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade