Blog Mazzotti Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Alargamento da faixa de areia: oportunidade para Balneário Camboriú

Alargamento da faixa de areia: oportunidade para Balnerio Cambori

Balneário Camboriú é uma das cidades mais populares de Santa Catarina e do Brasil. Com a alta procura de turistas e novos moradores, a demanda imobiliária cresceu muito nos últimos anos. 
Isso trouxe um problema para a Praia Central, que ficou famosa por não ter sol, já que as construções dos arranha-céus com apartamentos frente mar fazem sombra o dia inteiro na faixa de areia.
Para resolver esse problema, melhorando a qualidade da praia e de Balneário Camboriú como um todo, as autoridades responsáveis começaram a planejar o alargamento da faixa de areia.
Assim, após diversos anos de negociação, em março de 2021 foi aprovada a obra que deixará a faixa de areia da Praia Central com maior capacidade para receber turistas e moradores. 
Desse modo, os atuais 25 metros passaram para 70 metros, garantindo mais espaço e a possibilidade de apreciar a praia com sol.
Além disso, a obra pode trazer diversos benefícios para a cidade, impactando positivamente a economia de Balneário Camboriú e até mesmo o mercado imobiliário. 
Tudo isso contribui para melhorar a infraestrutura da cidade, tanto para turistas, quanto para os moradores.

Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

A Praia Central de Balneário Camboriú é uma das principais da cidade e é um dos destinos turísticos mais escolhidos do país. Conforme o tempo passa, sua popularidade aumenta ainda mais, recebendo muitos visitantes, brasileiros e estrangeiros, durante o ano inteiro. 
Nesse sentido, a estimativa é de que mais de 1 milhão de turistas visitem a cidade todos os anos.
Um dos principais motivos para as pessoas se interessarem pela Praia Central é o mar com águas calmas e a beleza natural encantadora. Além disso, ela possui uma infraestrutura de alto padrão, com diversas opções de serviços e entretenimento.
Mesmo com a grande quantidade de imóveis, as melhorias de saneamento e a vistoria da rede de esgoto clandestina, que existiu por bastante tempo, demonstra a preocupação do município com os moradores e turistas. 
Também são realizadas análises periódicas e constantes da qualidade da água do mar, para demonstrar que a balneabilidade das praias de Balneário Camboriú melhorou muito.
Esses fatores são marcantes para que a Praia Central de Balneário Camboriú seja muito popular, colocando em evidência a importância do projeto de alargamento da faixa de areia. 
Assim foi possível resolver o problema da sombra causada pelos edifícios, com isso tem o objetivo de aumentar o bem-estar de turistas, moradores e dos estabelecimentos do local.
O investimento realizado para o projeto foi em torno de R$ 66,8 milhões, fazendo com que Balneário Camboriú se torne mais convidativa aos turistas. Além disso, o objetivo de Balneário é se tornar a Capital Oficial do Turismo, melhorando ainda mais a situação econômica do município.
Assim, o alargamento vai fazer com que a faixa de areia aumente consideravelmente, através de uma alimentação artificial da praia com o aterro hidráulico. 
Basicamente, o processo consiste em fazer a escavação de areia de uma jazida, que fica no mar a cerca de 15 quilômetros de distância da praia.
Após essa retirada, a areia foi colocada no portão de uma draga e levada próxima a praia, sendo bombeada por tubos para executar o aterro. 
Estima-se que sejam em torno de 2 milhões de metros cúbicos de areia, o que equivale a aproximadamente 333 mil viagens de caminhão com caçamba.
Vale destacar ainda, que as árvores que ficam localizadas na Avenida Atlântica não foram removidas e após a revitalização, as amendoeiras se tornaram em uma espécie de “ilha” entre as pistas.
O tempo de entrega da obra foi de cerca de 9 meses, o que garantiu que os turistas e moradores pudessem aproveitar o alargamento da faixa de areia já nesta alta temporada. 
O alargamento foi de 90 metros, que se somam aos 30 metros já existentes. Tirando a parte submersa, sobram aproximadamente 60 metros de faixa de areia útil para os frequentadores.

Valorização dos imóveis

Já citamos diversos efeitos positivos do alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú para os turistas e moradores. Também podemos destacar a valorização dos imóveis na cidade. Principalmente para aqueles que ficam à beira-mar.
Se projeta uma estimativa de aumento de 20% na valorização dos apartamentos na Avenida Atlântica, no qual o metro quadrado pode passar de R$ 40 mil, do consultor Renato Monteiro, da Sort Investimentos. 
Além disso, de acordo com o índice Fipezap, Balneário Camboriú está em quarto lugar no valor do metro quadrado, atrás apenas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A pesquisa ainda aponta que o alargamento tem bastante impacto nestes valores. 
Um exemplo é o estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a cada 10% de espaço acrescentado na faixa de areia das praias a valorização dos imóveis foi de 2,6%. 
Desse modo, em Balneário Camboriú serão 25 metros para 75 metros, o que representa o triplo deste valor.
Todos estes fatores contribuem para a melhoria da qualidade de vida de moradores e turistas em Balneário Camboriú e também para aqueles que pretendem investir em imóveis em uma das cidades mais procuradas do Brasil.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade